quarta-feira, 22 de maio de 2013

Dia dos Namorados, como surgiu esta data comemorativa?


Para quem deseja entender a história, a comemoração remonta à época do Império Romano, quando o imperador Cláudio II proibiu a realização de casamentos durante as guerras por acreditar que solteiros eram melhores em combate, mas um bispo da Igreja Católica desobedeceu a ordem e continuou celebrando o matrimônio de forma secreta. Porém suas atitudes foram descobertas e Valentim – como ele se chamava – acabou preso e condenado a morta. Diz a história que enquanto aguardava o cumprimento da sentença ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e milagrosamente a fez recuperar a visão. Antes da execução de sua pena, ele teria escrito uma mensagem de adeus na qual assinada como “seu namorado” ou “de seu Valentim”. Outras histórias afirmam que durante o tempo em que esteve preso Valentim recebeu bilhetes e cartões de jovens apaixonados que valorizavam o amor e o casamento.

A execução de sua sentença se deu em 14 de fevereiro do ano 270, data essa que passou a ser comemorada em homenagem a ele e aos casais de namorados em países do território europeu e também nos Estados Unidos.

No Brasil, comemoramos a ocasião nessa data por questões comerciais a partir de 1949. É que o empresário João Dória havia acabado de voltar do exterior e trouxe a ideia que agradou aos representantes do comércio, escolhendo o 12 de junho por ser a véspera do dia de santo Antônio, que é o santo casamenteiro.

fonte:mundodastribos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, visite e siga nosso blog ; fique por dentro das novidades e tendências mundiais em semi-jóias e bijouterias.